PERCURSO ACADÊMICO E CARREIRA CIENTÍFICA DE EGRESSOS DO PIBIC: UMA ABORDAGEM DE GÊNERO
Resumo
O estudo analisado visa identificar nas universidades do Rio Grande de Norte e Pernambuco, as discrepâncias do desenvolvimento da vida acadêmica entre os sexos feminino e masculino, enfatizando o quanto os estereótipos sexistas impostos socialmente e que impedem o alcance da equidade de gênero. Tais informações são relatadas através da análise de gráficos compostos de dados analisados dos currículos de trezentos e noventa e quatro profissionais da plataforma do currículo lattes, sendo todos eles beneficiados com bolsas de iniciação científica durante sua graduação. Dessa forma, foi necessário observar simultaneamente, a eficácia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na formação desses futuros pesquisadores, destacando seus benefícios e entraves, por ser um pilar de grande importância para a continuação e o ingresso na pós-graduação stricto sensu. Os resultados retratam o contexto dos docentes advindos do PIBIC pertencentes aos dois estados do Nordeste, quanto a distribuição desses por área do conhecimento, década de formação, tempo de graduação, ocupação em cargos administrativos e origem da graduação, correlacionado a participação por sexo. Além também de gerarem indicadores que confirmam a dominância por homens no campo científico e no campo de liderança não apenas nas áreas ditas masculinas, além de demonstrarem que as oportunidades de destaque acadêmico se mostram menos suscetíveis em menor tempo às mulheres.