ESTRUTURA DE MERCADO E PADRÕES DE CONCORRÊNCIA: BARREIRAS À ENTRADA NO SETOR DE SUPERMERCADOS EM SALVADOR

Claudio Damasceno Pinto

Resumo


O artigo realiza uma análise estrutural do setor de supermercados em Salvador, apresentando considerações
teóricas, legais e mercadológicas, relativas ao nível de rivalidade, aos padrões de concorrência, concentração do mercado, níveis de barreiras à entrada, e levantamento
das técnicas de defesa da concorrência utilizada pelos órgãos regulatórios, numa tentativa de compreender
as razões para a fraca penetração das grandes cadeias de varejo internacional e nacional no mercado relevante de Salvador, em função do amplo processo de expansão, adoção
de estratégias competitivas e internacionalização vigente no setor de supermercados. Neste sentido, são apresentadas as condições concorrenciais,efetivas e potenciais do referido mercado relevante, na tentativa de obter informações e estabelecer relações de causalidade que possam identificar e responder aos questionamentos acima apresentados.
Para tanto, torna-se imprescindível analisar o contexto na qual estão inseridas as empresas supermercadistas de Salvador, a partir do estudo das forças estruturais que condicionam as estratégias e o comportamento das firmas atuantes nesta indústria.

Palavras-chave


Entrantes potenciais; Barreiras à entrada; Concentração do mercado, Mercado relevante; Oligopólio; Estrutura de mercado.

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