Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos à Revista de Desenvolvimento Econômico (RDE) devem enquadrar-se na linha editorial da revista que aborda a temática do desenvolvimento econômico com ênfase nas questões relacionadas com o desenvolvimento regional e urbano. A RDE publica artigos e resenhas, assim como reedita trabalhos clássicos e documentos históricos relacionados com os objetivos da revista. Os artigos e resenhas devem ser inéditos e não podem ser simultaneamente submetidos a outra(s) revista(s). Podem ser submetidos trabalhos redigidos em Português, Inglês, Francês, Espanhol, Italiano e Alemão. Os artigos e resenhas encaminhados a RDE deverão obedecer rigorosamente às instruções da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) notadamente as NBR 10520, 6022, 6023, 6024 e 6028. Os textos extraídos de relatórios técnicos ou científicos, de trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses) e de projetos de pesquisa deverão ser convertidos, no que couber para as regras da NBR 6022 da ABNT. Adicionalmente, devem ser observadas as normas e orientações indicadas a seguir.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade dasubmissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A submissão de artigos é gratuita e em fluxo contínuo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Entrega do Material

    1.1. A contribuição é original e inédita, e não deve estar sendo avaliada para publicação em outra revista;

    1.2. Serão aceitos, prioritariamente, artigos de pesquisadores da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia, sendo que um dos autores deve possuir a titulação de doutor;

    1.3. Os textos não devem conter na submissão (transferência do manuscrito) nenhumaidentificação do(a) autor(a) e co-autor(as/es). Deverão constar EM ARQUIVO SEPARADO COM OTÍTULO “IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES” os dados referentes ao autor (a), tais como: titulação efetiva (mestrando ou doutorando não serão considerados por não serem títulos), sua atividade atual, instituição a que esteja vinculado, endereço eletrônico e telefone. Na editoração eletrônica existe um campo específico para estas informações que devem ser claras e precisas para todos os autores.

    1.4. O manuscrito deve ser composto por um mínimo de 15 e um máximo de 20 páginas, englobando referências bibliográficas, figuras, tabelas e outros elementos pertinentes. O título, resumo e palavras-chave devem constar em português, inglês e espanhol.

    1.5. O resumo e o seu correspondente em outro idioma deverá ser estruturado de acordo com a NBR 6028 da ABNT em um único parágrafo, que informe o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento e que possua no máximo 250 palavras.

    1.6. Para cada manuscrito serão admitidas de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto evírgula e cada palavra iniciando com a primeira letra em maiúsculo.

    1.7. No caso de artigo escrito por mais de um autor, a RDE considerará, para fins administrativos, automaticamente como responsável pelo artigo o primeiro autor.

    1.8. Os originais devem ser enviados para o site da revista http://www.revistas.unifacs.br/index.php/rde/about/submissions#onlineSubmissions emformato Word, desde que não ultrapasse 4MB.

    1.9. A RDE não aceita artigos enviados em cópia física.

    1.10. O manuscrito deverá ser submetido usando o TEMPLATE AQUI DISPONIBILIZADO.

  2. Apresentação Gráfica do Texto

    2.1 Especificações

    • Arquivo digital em Word;
    • Papel: A4;
    • Margens: superior/direita/esquerda 3cm; inferior 2cm;
    • Título do artigo: centralizado, fonte Arial, tamanho 14;
    • Subtítulo: Arial, tamanho 12;
    • Títulos das seções e subseções devem obedecer aos seguintes critérios: 1 SEÇÃO PRIMÁRIA (maiúsculas em negrito); 1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA (maiúsculas, sem negrito);1.1.1 Seção terciária (em negrito, com primeira letra maiúscula). A INTRODUÇÃO do artigo deve ser considerada como sendo a sua primeira seção. O indicativo numérico de uma seção e de subseção precede o título de cada uma dessas, alinhamento justificado;
    • Resumo: Arial, tamanho 12, espaçamento simples, justificado;
    • Corpo do texto: Arial, tamanho 12 e entrelinhas 1,5;
    • Margem de parágrafo primeira linha: 1,25;
    • Citações diretas com mais de três linhas utilizar fonte Arial, tamanho 10 em entrelinhas simples com recuo de 4cm. Para os demais casos de citações utilizar a NBR10520-2023.
    • Notas de rodapé (Não utilizar nota explicativa no final do texto). As notas deverão ser numeradas em algarismos arábicos, com fonte Arial, tamanho 10, devendo ser únicas e consecutivas para cada artigo (o Word oferece este recurso).

    2.2 Formatação

    • O texto deve ser justificado.
    • Nunca separar as sílabas para evitar desconfiguração do texto ao ser aberto em outro computador.
    • Usar somente a cor padrão do texto (preto automático).
    • A identificação das tabelas deve aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa (Tabela), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (1, 2, 3...), travessão e do respectivo título, informações essasque devem estar alinhadas à esquerda com fonte Arial, tamanho 12. Após a tabela, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). Essas últimas informações devem estar alinhadas à esquerda com fonte Arial, tamanho 10. A tabela deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, sempre começando com letra maiúscula seguida do número arábico correspondente, conforme exemplos a seguir: (Tabela 1,Tabela 2, Tabela 3...).
    • Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra de signativa (Desenho, Esquema, Fluxograma, Fotografia,Gráfico, Mapa, Organograma, Planta, Quadro, Retrato, Figura, Imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (1, 2,3...), travessão e do respectivo título, informações essas que devem estar alinhadas à esquerda com fonte Arial, tamanho 12. Após o título, indicar a fonte consultada(elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). Essas últimas informações devem estar alinhadas à esquerda com fonte Arial, tamanho 10. Ailustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, sempre começando com letra maiúscula seguida do número arábico correspondente, conforme exemplos a seguir: (Figura 1, Mapa 2, Quadro 3, etc.).
    • Figuras e/ou ilustrações deverão ser fornecidas em monocromia (em preto e branco,com ou sem tons de cinza), apresentadas no corpo do texto enviado e, também, emanexo, nos formatos originalmente produzidos com no mínimo 300dpi.
  3. Referências

    3.1 Devem seguir os padrões estabelecidos pela NBR 6023 da ABNT.

    3.2 A RDE adota o sistema alfabético de referências (Autor/Data). As referências deverão vir nofinal do texto, em ordem alfabética. Não colocar referências no rodapé.

    Exemplos de referências:

    a) LIVRO:

    SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo:Hucitec, 1996.

    b) ARTIGO DE PERIÓDICO:

    1 autor: CÓRDOBA GONZÁLEZ, S. Latindexen Costa Rica: nacimiento y evoluciónendoce años de história. Ciência da Informação, Brasília, v.44, n.2, p.248-257,maio/ago. 2015. Disponível em:<http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1794/2370>. Acesso em 6 abr. 2017.

    2 ou 3 autores: LESSA, Bruna; GOMES, Henriette Ferreira. A biblioteca pública comoum empório de ideias: evidências do seu lugar na sociedade contemporânea. Informação & Sociedade: Estudos, v.27, n.1, p.35-46, jan./abr. 2017. Disponível em:
    <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/30765/17410>. Acesso em:6 abr. 2017.

    CASTANHA, Renata Cristina Gutierres; LIMA, Larissa de Mello; MARTÍNEZ-ÁVILA, D.Análise do Discurso sob a perspectiva bibliométrica nos estudos de Ciência daInformação no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.22,n.1, p.17-37, jan./mar. 2017. Disponível em:<http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2813/1840>.Acesso em: 6 abr. 2017.

    Artigo em periódico – mais de 3 autores: SANTOS, Raimundo Nonato Macedo et al.Tecnologias verdes para um mundo autossustentável: um olhar sobre Brasil e Espanha.Em Questão, Porto Alegre, v.23, n.2, p.277-294, maio/ago. 2017. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/69277/40660>. Acesso em:6 abr. 2017.

    c) CAPÍTULO DE LIVRO:

    LAFER, C. O Planejamento no Brasil: observações sobre o Plano de Metas (1956-1961).In: LAFER, B. M. Planejamento no Brasil. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1975. p. 29-50.

    d) TRABALHO PUBLICADO EM ANAIS:

    VAINER, C. B. As escalas do poder e o poder das escalas: o que pode o poder local? In:ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 9, 2001, Rio de Janeiro. Anais do IX EncontroNacional da Anpur. Rio de Janeiro: ANPUR, 2001. p. 140-151.

    e) TRABALHO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO EM SUPORTE ELETRÔNICO:

    ROBREDO, Jaime. Do documento impresso à informação nas nuvens: reflexões. In: XIENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio deJaneiro. Anais Eletrônico... Rio de Janeiro: IBICT/UFRJ; Fiocruz; UNIRIO, 2010.Disponível em:<http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xienancib/paper/viewFile/3390/2516>.Acesso em: 6 abr. 2017.

    f) DISSERTAÇÃO:

    POLZIN, A. C. Z. Material didático para capacitação de fonoaudiólogos no tratamento das alterações de fala na disfunção velofaríngea. 2017. 155 p. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, 2017.

    g) TESE:

    RIZZO, M. Stability of first and second premolars extraction space closure. 2018. 79p. Tese (Doutorado em Ortodontia) - Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, 2018.

    Considerações importantes:

    • Se houver até três autores, todos devem ser citados; se mais de três, devem ser citados os coordenadores, organizadores ou editores da obra (por exemplo: LEME, M.C. (Coord.). O urbanismo no Brasil: 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel; FAUUSP;FUPAM, 1999); ou utilizada a expressão “et al.” (por exemplo, LEME, M. C. et al. O urbanismo no Brasil: 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel; FAUUSP; FUPAM, 1999).
    • As citações no decorrer do texto devem seguir a forma (Autor, data) ou (Autor, data,página), como nos exemplos: (Leme, 1999) e (Santos, 1996, p. 217). Se houver mais deum título do mesmo autor publicado no mesmo ano, eles devem ser diferenciados por uma letra após a data: (Santos, 1996a); (Santos, 1996b), etc.
    • Quando não houver informações sobre as referências, utilizar “s.n.”, “s.l.” e “s.d.”para, respectivamente, sine nomine (sem editora), sine loco (sem o local de edição) esine data (sem referência de data).

     

  4. Procedimentos de avaliação

    4.1 Os trabalhos submetidos passarão preliminarmente pelo exame da Editora Unifacs quanto ao cumprimento integral destas normas e das demais aplicáveis pelos critérios da ABNT. Somente os aprovados serão avaliados no sistema duplo cego por pareceristas, de instituições distintas daquela à qual o(s) autor (es) está(ão) vinculado(s).

    4.2 O resultado da avaliação de artigos recusados será comunicado ao autor.

  5. Princípios Éticos e Procedimentos Editoriais

    A RDE pauta-se por princípios éticos relacionados à transparência quanto aos procedimentos editoriais, à confidencialidade com relação às informações contidas nos manuscritos submetidos e à isonomia e imparcialidade, objetividade e rigor científico na avaliação da pertinência e qualidade acadêmica dos trabalhos. Seguindo as recomendações de boas práticas editoriais elaboradas por associações internacionalmente reconhecidas, como o Committe on Publication Ethics (COPE) -, a RDE adota um conjunto de procedimentos para nortear os atores envolvidos no processo editorial: autores, editores, pareceristas.

    Os Autores Devem:

    • É responsabilidade do autor a correção ortográfica e sintática, bem como a revisão de digitação do texto, que será publicado conforme o original recebido pela editoração.
    • O conteúdo dos textos assinados é de única e exclusiva responsabilidade dos autores.
    • Preparar correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpas caso sejam verificadas práticas de plágio, fraude e/ou erro.
    • Informar imediatamente o corpo editorial caso encontre algum erro no material em avaliação,
    • Declarar a existência de qualquer conflito de interesse, conforme indicado na seção“Condições para Publicação”.

    Os Editores Devem:

    • Restringir-se de publicar trabalhos que, mesmo selecionados, não estejam de acordo com as normas éticas e editoriais da revista.
    • Preservar o anonimato dos autores e dos revisores durante o processo de avaliação.
    • Assegurar a inexistência de conflito de interesse em relação aos artigos, autores e/ou financiadores durante todo o processo editorial.
    • Reagir com responsabilidade e celeridade a qualquer alegação de erro e/ou má conduta, garantido que todas as partes tenham direito de se manifestarem.
    • Garantir que a integridade das pessoas e instituições afetadas em casos de má condutasejam preservadas por meio da publicação de correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa.

    Os Pareceristas Devem:

    • Assegurar o sigilo dos dados dos artigos em avaliação, não mantendo em dispositivos sob seu domínio cópias de materiais não publicados.
    • Garantir que o processo de avaliação seja isonômico, objetivo e ágil, garantindo zelo e imparcialidade e auxiliando o corpo editorial nas tomadas de decisão.
    • Informar sobre possíveis conflitos de interesse em relação aos artigos, autores e/ou financiadores.
    • Comunicar ao corpo editorial eventuais suspeitas de plágio, autoplágio ou outras más condutas por parte dos autores.

    Em caso de suspeita ou denúncia de prática de má conduta, os seguintes procedimentos serão realizados:

    • O corpo editorial analisará qualquer denúncia de atitude antiética por parte de atores do processo editorial da RBEUR, quer se relacionem aos procedimentos ou aos conteúdos publicados.
    • O início da apuração dependerá da existência de evidências sólidas.
    • A todas as partes envolvidas será oferecida oportunidade de ampla defesa, assim como o conhecimento das etapas da investigação e das possíveis consequências.
    • Antes que a prática antiética seja devidamente comprovada, todas as alegações e acusações serão mantidas em sigilo do público mais amplo, preservando a honra e a integridade das pessoas afetadas pela investigação.

    Comprovada a má conduta, os seguintes procedimentos podem ser adotados, dependendo da gravidade da situação:

    • Advertência, por escrito, aos acusados de má conduta e alerta sobre os riscos de situações análogas no futuro.
    • Publicação de correções ou de esclarecimentos pelos autores cujo artigo contenha algum tipo de erro ou inconsistência.
    • Retirada de manuscrito do site da revista e publicação de documento com retratações e pedidos de desculpas às partes afetadas.
    • Informe do caso às autoridades superiores - agências financiadoras e instituições de pesquisa às quais os autores estejam vinculados, entre outras.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores que publicam na RDE mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a RDE.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


INDEXAÇÃ0:

DOAJ

DOAJ

 

Associada

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
ISSN impresso 1516-1684