Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica de Energia (REE) se constitui como um espaço editorial aberto para toda a comunidade científica nacional e internacional, com publicação de artigos em todos os campos da Energia: Política e Regulação, Impactos Sociais e Ambientais da Produção, Transformação e Uso da Energia, e Tecnologias, sempre com o foco no papel estratégico da energia no mundo. Como orientação geral, a revista busca, pelos critérios de qualidade e rigor, publicar artigos científicos decorrentes de pesquisas científicas e de observações empíricas fundamentadas.

Desta forma, os principais tópicos de interesse da REE (não exclui outros) são vinculados as seguintes linhas de pesquisa:

 

§  Sistemas Regulatórios:

Desenvolve estudos sobre os mecanismos da regulação e as novas formas de atuação dos agentes econômicos que caracterizam a reestruturação da indústria de energia no Brasil, em particular aqueles que envolvam a implantação e operação das agências reguladoras.

 

§  Energia e Meio Ambiente:

Desenvolve estudos em sistemas energéticos, considerando os aspectos econômicos, a sustentabilidade social e ambiental e sua inserção regional e global, com ênfase em fontes renováveis de energia e em tecnologias para aumento da eficiência energética, além de se dedicar ao problema da universalização do atendimento de serviços de energia elétrica.

 

§  Tecnologia da Energia:

Estuda as tecnologias aplicáveis à indústria de energia e como elas afetam os processos regulatórios ou podem ser por esses motivados e/ou condicionados a se desenvolverem.

 

Políticas de Seção

Tecnologia da Energia

Artigos sobre as tecnologias aplicáveis à indústria de energia e como elas afetam os processos regulatórios ou podem ser por esses motivados e/ou condicionados a se desenvolverem.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Sistemas Regulatórios

Artigos que desenvolvem estudos sobre os mecanismos da regulação e as novas formas de atuação dos agentes econômicos que caracterizam a reestruturação da indústria de energia no Brasil, em particular aqueles que envolvam a implantação e operação das agências reguladoras.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Energia e Meio Ambiente

Artigos que desenvolvem estudos em sistemas energéticos, considerando os aspectos econômicos, a sustentabilidade social e ambiental e sua inserção regional e global, com ênfase em fontes renováveis de energia e em tecnologias para aumento da eficiência energética, além de se dedicar ao problema da universalização do atendimento de serviços de energia elétrica.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Seleção de revisores

Após o recebimento do artigo, o editor chefe seleciona pelo menos três revisores entre os membros do corpo revisor do REE para avaliar o manuscrito submetido de modo ad hoc (double blind review). A distribuição dos artigos para os revisores é baseada nas suas atribuições e no número total de manuscritos recebidos durante o ano por cada revisor selecionado. Desta forma, espera-se que exista uma uniformização entre a quantidade de artigos submetidos e de revisores.

Como membro do conselho editorial de revisão, espera-se que os revisores avaliem os manuscritos enviados de forma criteriosa e forneçam comentários construtivos que contribuam para a publicação dos mesmos, mesmo que estes não estejam adequados, em sua opinião, para à revista. Os comentários serão realizados especificamente para os autores e estes são compartilhados com o(s) mesmo(s). É importante destacar que o sistema de avaliação é cego (double blind review), ou seja, os autores não saberão a identidade do revisor e vice-versa.

Processo de revisão por pares

Para assegurar a alta qualidade do material publicado, a REE utiliza um grupo de especialistas para revisar os artigos submetidos. Todas as submissões enviadas para o REE serão recebidas eletronicamente. Ao receber o artigo, o editor enviará uma cópia do mesmo para cada revisor selecionado, sendo estes responsáveis pelas considerações e comentários sobre a publicação. As “diretrizes para submissão de artigos” da revista indicam claramente que nenhuma referência aos nomes dos autores e suas respectivas filiações devem estar no corpo principal do artigo. Todavia, é responsabilidade do revisor informar ao editor que os nomes dos autores ou suas filiações foram encontrados no texto.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.

 


ISSN: 2237-924X