Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Eletrônica de Energia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O objetivo deste guia é prover diretrizes claras sobre os termos e regras do processo de submissão de artigos para a Revista Eletrônica de  Energia (REE). Todos os membros do corpo editorial e do corpo revisor da REE devem estar familiarizados com estas diretrizes e seguir fielmente as regras e termos dos processos editoriais estabelecidos por essa revista.

Por favor, leia atentamente as instruções a seguir e prepare seu artigo exatamente como descrito pelas instruções. Esse é o caminho mais fácil e eficiente para assegurar uma publicação rápida e manter a qualidade do artigo publicado.

Utilize o modelo (template) do Microdoft Word disponilizado a seguir para a elaboração do artigo a ser submetido a Revista Eletrônica de Energia: Modelo (Template)

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Originalidade e Direitos Autorais

    Por favor, note que submissões simultâneas não serão aceitas. A submissão de um artigo é interpretada como a confirmação de que nenhuma parte do artigo está comprometida pelos direitos autorais em quaisquer outras publicações e que este artigo não está sob processo de revisão em outro periódico. Desta forma, observe alguns pontos importantes sobre os direitos autorais:

    §  Originalidade dos artigos:

    Somente manuscritos originais e que não foram publicados previamente serão aceitos para a publicação no REE. Ao receber o aviso de aceitação da publicação, será requerida a assinatura da declaração em que os autores afirmam que o artigo é original e que não está sendo submetido em outro periódico ou que já foi publicado anteriormente. Todos os direitos autorais do material publicado, incluindo a tradução em outros idiomas, são reservados à Revista Eletrônica de Energia da Universidade Salvador. Nenhuma parte do artigo pode ser reproduzida sem que haja uma permissão escrita da REE.

    §  Artigos revisados:

    A Universidade Salvador não irá publicar nenhum artigo que se caracterize como uma versão revisada de outro manuscrito já publicado anteriormente.  Todavia, se seu artigo for baseado nos mesmos dados ou na mesma pesquisa que outro manuscrito já publicado, este deverá ser completamente novo e com informações originais, ou seja, você não pode utilizar o mesmo texto ou formatação que o artigo publicado anteriormente.

    §  Adquirindo permissão para imagens com direitos autorais:

    É de responsabilidade dos autores obterem por escrito a permissão de quaisquer imagens cujos direitos autorais são de terceiros, incluindo: figuras, tabelas, gráficos, screenshots de páginas da internet, screenshorts de cenas de filmes e de vídeo games, etc. Os proprietários dos direitos autorais devem obrigatoriamente concordar e assinar uma permissão escrita junto a Universidade Salvador em que afirma está de acordo com a inclusão de suas imagens no artigo. A cópia do formulário com o acordo dos direitos autorais pode ser obtido com o editor da REE (mestradoenergia@unifacs.br).

    Depois de obtida a permissão de inclusão das imagens, é de responsabilidade do autor indicar no título das figuras com direitos autorais, o nome dos detentores desses direitos. Os títulos devem ser:

    Figura 1 - [Título] (© [Insira o ano dos direitos autorais aqui], [Insira o nome dos proprietários]. Utilizado com permissão.).

    Caso o autor crie uma imagem a partir de outra imagem com direitos autorais, o autor deve obrigatoriamente informar que a imagem é adaptada e fornecer a fonte da imagem original:

    Figura 1 - [Título] (Adaptado de [Insira a fonte da imagem com direitos autorais aqui].).

    É importante destacar que algumas publicações exigem que se obtenha permissão antes de adaptar suas imagens. É de responsabilidade do autor, verificar se a fonte que está sendo utilizada necessita de tal autorização.

    Nota Importante: A aquisição das permissões para a publicação das figuras pode requer um tempo considerável, por isso é muito importante que as permissões já tenham sido obtidas antes do inicio do processo de submissão.

    A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. O texto deve estar gravado em extensão em formato Microsoft Word (*.doc ou *.docx) ou LibreOffice (*.stw ou *.odf), desde que não ultrapasse 5MB. Os metadados deverão ser preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição que trabalha, endereço postal, telefone, fax e e-mail.
  3. §  Tamanho:

    O tamanho do artigo deve ter entre 8 e 12 páginas.

    §  Título do trabalho:

    O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto.

    §  Resumo:

    Deve ser elaborado um resumo informativo com no máximo 250 palavras, incluindo objetivo, método, resultado, conclusão, acompanhado de sua tradução para o inglês.

    §  Agradecimentos:

    Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo.

    §  Notas:

    Notas contidas no artigo devem ser indicadas com um asterisco imediatamente depois da frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente. Excepcionalmente poderão ser adotados números para as notas junto com asteriscos em uma mesma página, e nesse caso as notas com asteriscos antecedem as notas com número, não importando a ordem dessas notas no texto.

    §  Apêndices:

    Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

    §  Figuras e tabelas:

    Fotografias nítidas, gráficos e tabelas em preto e branco (estritamente indispensáveis à clareza do texto) serão aceitos, e deverão ser assinalados, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte. Trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página em que forem citados.

    É importante destacar que após a aprovação do artigo para publicação, as figuras deverão ser enviadas em arquivos separados.

    §  Equações:

    As equações devem ser formuladas com o objeto Microsoft Equation ou com o Design Science MathType e as suas numerações devem ser sequenciais. A formatação do estilo da equação deve ser definida de dois pontos de tabulação: o primeiro para o objeto Microsoft Equation e o segundo ajustado na margem direita da coluna para alinhar a numeração de equações.

    §  Referências:

    NBR 6023/2003. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página onde forem citados.

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  6. §  Recomendações:

    Recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6023/2002), apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002), apresentação de originais (NBR 12256), norma para datar (NBR 5892), numeração progressiva das seções de um documento (6024/2003) e resumos (NBR 6028/2003), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.

 


ISSN: 2237-924X