A PSICOLOGIA DE MCCLELLAND E A ECONOMIA DE SCHUMPETER NO CAMPO DO EMPREENDEDORISMO

Denise de Camargo, Sieglind Kind da Cunha, Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov

Resumo


Este trabalho busca os fundamentos da psicologia e da economia no campo do empreendedorismo, de modo a definir uma linha de pesquisa interdisciplinar. É feita uma análise de dois autores seminais nesse campo: McClelland (1972), da psicologia, e Schumpeter (1982, 1984), da economia. Assumindo a importância da reflexão sobre os fundamentos de um campo de pesquisa, buscou-se por meio de um trabalho teórico, as concepções de sociedade e de ciência que estão implícitas nas abordagens dos dois autores, assim como seus pontos de interseção e divergência. Como resultado, fica demonstrado que, apesar das diferenças de abordagem, ambos os teóricos compartilham da mesma concepção instrumental de sociedade, marcada por uma positividade que é própria da modernidade e da ciência moderna. Ao final, a título de orientar a fundamentação de uma linha de pesquisa que se inicia sobre outros fundamentos e racionalidades, aponta-se uma alternativa de relacionamento da economia com a psicologia.

Palavras-chave


psicologia; economi;, empreendedorismo; empreendedorismo social

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RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
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