EMPRESÁRIOS DE “PÉS DESCALÇOS”: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL DO EMPRESARIADO NO PÓLO INDUSTRIAL DE FRANCA-SP
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir o problema da categorização sociológica de agentes econômicos que protagonizam a organização da produção em setores – e territórios – os quais permaneceram em condição tecnologicamente residual no torvelinho da reestruturação capitalista contemporânea. Para esta reflexão utilizou-se o estudo de caso do pólo industrial localizado no município brasileiro de Franca, principal fabricante de calçados masculinos do país. Verificou-se que neste setor a habilidade manual pode ser interpretada como uma porta de acesso ao “mundo empresarial” e a capacidade criativa ainda constitui um aspecto relevante a explicar a emergência de empresários do setor. Observou-se ainda, em caráter conclusivo, que no setor, e mais especificamente no território produtivo analisado, atores sociais que numa análise puramente abstrata poderiam ser classificados como empresários, apresentam concretamente características bastante distintas desta categoria em um sentido stricto sensu.
Palavras-chave
empresariado; classe social; reestruturação produtiva; indústria do calçado.
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Associada
RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
ISSN impresso 1516-1684