E-COMMERCE: EVOLUÇÃO, PROCESSO DE COMPRA E O DESAFIO DA ENTREGA

Vivian Brendle, Raimunda Eunice da Silva Almeida, Noelio Dantaslé Spinola

Resumo


Este ensaio aborda um tema relativo ao E-commerce e a evolução do processo de compra realizado pela Internet. Baseado em dados coligidos em fonte secundária, o texto comenta o surgimento da Internet e seus respectivos avanços tecnológicos, bem como, do comércio eletrônico, que produziram novos hábitos de consumo na sociedade e demandaram novas formas de se fazer negócio. Na sequência, apresenta a classificação dos tipos de e-commerce, o surgimento de novas práticas de negócio e os resultados obtidos no Brasil em termos de faturamento. Em um terceiro momento, discorre sobre a participação dos operadores logísticos e os principais desafios da cadeia de distribuição, priorizando a questão da entrega dos produtos, dada a importância deste fator na decisão de compra dos consumidores. O estudo conclui que um dos principais obstáculos à adoção do e-commerce reside na segurança das operações e nos serviços de entrega. Melhorar os serviços de entrega é uma das chaves para fomentar o e-commerce.

Palavras-chave


Internet; E-commerce; Processo de Compra; Operadores Logísticos; Logística digital

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

INDEXAÇÃ0:

DOAJ

DOAJ

 

Associada

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
ISSN impresso 1516-1684