CRESCIMENTO, EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL: INVERTENDO PRIORIDADES

Alcides Goularti Filho, Giani Rabelo

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a relação entre crescimento econômico, indicadores educacionais e desigualdades sociais no Brasil. O período analisado é de 1965 a 2014 subdividido em três momentos: 1) crescimento econômico com ampliação das desigualdades sociais – 1965-1984; 2) baixo crescimento com manutenção das desigualdades – 1985-2002, que se divide envolve dois subperíodos: Nova República (1985-1989) e neoliberalismo (1990-2002); e 3) baixo crescimento e redução das desigualdades sociais – 2003-2014, denominado de social-desenvolvimentismo. Os principais indicadores analisados são: participação da população na renda nacional, desemprego, IDH, Gini, PIB, salário mínimo e a participação dos serviços administrativos da saúde e educação na composição do PIB. Também se analisa o aumento dos investimentos em educação e a melhoria de seus índices, combinando com os indicadores sociais e a renda. Foi possível perceber que não há uma relação direta entre crescimento econômico, melhorias dos indicadores educacionais e redução das desigualdades. Como conclusão, vemos que residem na inversão de prioridades as condições necessárias para reduzir as desigualdades sociais.

Palavras-chave


Crescimento; Desigualdade; Estado; Educação

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

INDEXAÇÃ0:

DOAJ

DOAJ

 

Associada

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
ISSN impresso 1516-1684