NOVA DINÂMICA ESPACIAL DA CULTURA E DO TURISMO NA BAHIA – BASE PARA OPLANEJAMENTO DODESENVOLVIMENTO TURÍSTICOFUNDAMENTADO NOSCONCEITOS E PRÁTICAS DE CLUSTER ECONÔMICO

Jorge Antonio Santos Silva

Resumo


O artigo aborda a necessidade de visualização do turismo como atividade econômica sob a perspectiva da integração e fortalecimento dos elos que constituem sua cadeia produtiva
e da introdução no referencial técnico e metodológico do planejamento do desenvolvimento turístico dos conceitos
e práticas de cluster econômico. É tomado como objeto de exemplificação de tal necessidade o turismo na Bahia, analisando-se o seu desempenho no período de 1991 a 2000, com destaque para a importância do PRODETUR I no crescimento do turismo baiano, particularmente a partir
da 2º metade da década de 90. Busca caracterizar a integração da cultura e do turismo da Bahia e o seu tratamento como um cluster econômico, no contexto do PRODETUR II, como uma estratégia de diferenciação do “produto Bahia”, numa nova e dinâmica concepção de diversificação e espacialização.
Esta caracterização traduz- se em um fator de maior potencialização e alavancagem do desenvolvimento do turismo na Bahia, fundamentado na qualificação de produtos,
serviços e recursos humanos, elementos âncoras garantidores de uma home base única e singular, conducente
a uma condição de excelência e eficácia na gestão do turismo baiano e de sua maior competitividade e liderança de mercado,

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RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
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