FATORES QUE INFLUENCIAM A COMPETITIVIDADE NA PRODUÇÃO ORGÂNICA NO VALE DO RIO CUIABÁ EM MATO GROSSO

Willian Luan Rodrigues Pires, Alexandro Rodrigues Ribeiro

Resumo


O ato de produzir de acordo com a natureza utilizando por sua vez apenas recursos renováveis foi se extinguindo devido à grande revolução industrial marcada pelo uso de produtos industrializados até mesmo no campo. O mercado de produtos orgânicos em Mato Grosso está em seu estágio inicial, porém, há a perspectiva de gerar renda agregada possibilitando o desenvolvimento da região. O objetivo geral deste estudo é apresentar o panorama da competitividade do mercado de orgânicos sobre a ótica do produtor. Para a obtenção de dados foi aplicado um questionário com questões fechadas aos produtores orgânicos do Vale do Rio Cuiabá. Durante a realização da pesquisa de campo, as opiniões e percepções do produtor foram coletadas e anotadas da forma fidedigna da sua narrativa, perfazendo o uso do método misto de análise de dados, sendo realizada a estratégia de triangulação concomitante dos dados para a realização de validação cruzada dos dados. A população foi identificada através da certificadora e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA como 14 produtores, nesta investigação 12 produtores se dispuseram a responder. Em relação aos dados socioeconômicos a maioria dos produtores estão localizados no município de Poconé – MT e a sua renda familiar é de até R$ 1.908,00. O mercado de orgânicos na região possui certas vantagens competitivas como possibilidade da comercialização do produto orgânico por maior valor agregado em relação ao produto tradicional, a presença de técnicos especializados para o suporte na produção e a percepção endógena dos produtores que o mercado orgânico é competitivo.


Palavras-chave


Competitividade; Produção Orgânica; Agroecologia; Desenvolvimento Sustentável; Vale do Rio Cuiabá

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