O PAPEL DOS CORREIOS COMO POTENCIALIZADOR DO E-COMMERCE NAS MPEs VAREJISTAS DE SALVADOR

Stefânia Almeida Passos Figueiredo, Laumar Neves de Souza, Carolina de Andrade Spinola

Resumo


A sociedade contemporânea experimenta uma nova configuração socioeconômica e cultural que, tendo se estabelecido no rastro da expansão da Internet, permite uma oferta ilimitada de produtos e serviços, mesmo a grandes distâncias geográficas, a exemplo da educação à distância, dos bancos eletrônicos e das transações comerciais online, denominadas de comércio eletrônico ou e-commerce. Os Correios brasileiros tem tido um importante papel na expansão do comércio eletrônico, tornando-se, nos casos das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), a opção mais viável de distribuição. Entendendo a importância do comércio varejista para a economia de Salvador, o objetivo central proposto neste artigo residiu em analisar a contribuição dos Correios, enquanto operador logístico, para a expansão do e-commerce entre as MPEs da Cidade. A pesquisa, de cunho dedutivo e exploratório, baseou-se em pesquisas bibliográfica, documental e de levantamento, esta última através da aplicação de questionários às empresas constantes dos bancos de dados da própria Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Concluiu-se que os Correios, embora sejam o maior prestador de serviços logísticos utilizados por este grupo de empresas, ainda oferece uma resposta incipiente para a já consolidada demanda das transações do e-commerce entre as MPEs de Salvador.


Palavras-chave


E-commerce; Micro e Pequenas Empresas; Correios. Logística

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