EVOLUÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: DA EXPANSÃO DO ACESSO ÀS CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA

Priscila Soares dos Santos, Lázaro Cezar Dias, Carlos Eduardo de Freitas Vian

Resumo


O objetivo do estudo é analisar o processo de expansão do ensino superior no Brasil e as condições de permanência oferecidas. Para isso, foi realizado um resgate bibliográfico e construído um Índice de Condições de Permanência (ICP) para as instituições de ensino superior públicas do Brasil por meio de análise fatorial por componentes principais. Foram utilizados os dados do Censo da Educação Superior de 2019 e considerados o acesso a algum meio de condição de permanência por aqueles alunos que ingressaram na graduação via alguma política de inclusão social. Os resultados do ICP destacam que,  IEs com boas práticas de permanência, embora concentradas nas regiões Sudeste e Sul, localizam-se também em estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste Brasileiro. Políticas para garantir os meios de subsistência dos alunos nos cursos de graduação são esforços necessários, mas ainda insuficientes.

 


Palavras-chave


Educação Superior; Condições de Permanência; Componentes Principais.

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