CLUSTERS DE TURISMO: ABORDAGEM TEÓRICA E AVALIAÇÃO

Sieglinde Kindl da Cunha, João Carlos da Cunha

Resumo


Este artigo tem por objetivo problematizar teoricamente sobre a dinâmica de competitividade gerada
pelas redes de cooperação e propor um modelo de análise de clusters de turismo a partir de um olhar multidisciplinar
entre as áreas de conhecimento da sócio-economia, geografia- social e estudos de redes. Para atender a este objetivo, inicialmente o artigo apresentará o conceito de
desenvolvimento local, o papel das redes de cooperação nos serviços turísticos e o potencial de formação de clusters com base no fortalecimento das relações de cooperação e
interação entre os agentes e atores vinculados a um produto turístico. Em seguida, discutem-se os modelos de competitividade de um cluster turístico, contrapondo-se a abordagem de competitividade sistêmica (ALTENBURG, 1998) como resultado das interações nos níveis meta,
macro, meso e micro, com a abordagem do diamante (PORTER, 1999). A partir da avaliação crítica dos dois modelos de competitividade sugerese um modelo alternativo que tem por objetivo avaliar as vantagens competitivas sistêmicas de clusters de turismo. Finalmente, destacam-se
as vantagens e limitações do modelo e os possíveis resultado de aplicação em análises do desenvolvimento local de clusters.

Palavras-chave


cluster de turismo, desenvolvimento local, competitividade.

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