CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNEB NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO NO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI – BA

Manoel Joaquim Fernandes de Barros, Agda Sued Andrade Magalhães, Carolina Andrade Spínola, Lídia Boaventura Pimenta

Resumo


Este artigo analisa os reflexos (ou repercussões) da formação de professores egressos do curso de Geografia, EAD, no município da Camaçari-Ba, a luz da Teoria do Capital Humano. O referencial teórico utilizado apoia-se na Teoria do Capital Humano e na perspectiva do Desenvolvimento como Liberdade, entre outros, além da legislação pertinente e dados estatísticos oficiais. Os caminhos metodológicos percorridos consideraram pesquisa documental da legislação, bibliográfica e descritiva do fato social. O procedimento estratégico utilizado foi o método Estudo de Caso, único, exploratório, considerando o marco temporal de 2011 até 2020. O resultado da pesquisa revelou que mais de 80% dos diplomados permanecem no município ao término do curso; mais de 70% da turma tem como área de formação a educação e estão atuando no ensino médio; 38,9% dos diplomados obtiveram acréscimo no rendimento; destes diplomados, 95% têm uma visão de que o curso agregou para sua qualificação pessoal e profissional. A investigação concluiu que o perfil dos diplomados em Licenciatura em Geografia, turma de 2011, ofertada pela Universidade do Estado da Bahia, EAD, confirmou o que trata a literatura recenseada, que reconhece a educação como parte significativa da economia, capaz de potencializar aspectos econômicos do desenvolvimento.

 


Palavras-chave


Educação a Distância; Formação de Professores; Capital Humano

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