CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNEB NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO NO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI – BA
Resumo
Este artigo analisa os reflexos (ou repercussões) da formação de professores egressos do curso de Geografia, EAD, no município da Camaçari-Ba, a luz da Teoria do Capital Humano. O referencial teórico utilizado apoia-se na Teoria do Capital Humano e na perspectiva do Desenvolvimento como Liberdade, entre outros, além da legislação pertinente e dados estatísticos oficiais. Os caminhos metodológicos percorridos consideraram pesquisa documental da legislação, bibliográfica e descritiva do fato social. O procedimento estratégico utilizado foi o método Estudo de Caso, único, exploratório, considerando o marco temporal de 2011 até 2020. O resultado da pesquisa revelou que mais de 80% dos diplomados permanecem no município ao término do curso; mais de 70% da turma tem como área de formação a educação e estão atuando no ensino médio; 38,9% dos diplomados obtiveram acréscimo no rendimento; destes diplomados, 95% têm uma visão de que o curso agregou para sua qualificação pessoal e profissional. A investigação concluiu que o perfil dos diplomados em Licenciatura em Geografia, turma de 2011, ofertada pela Universidade do Estado da Bahia, EAD, confirmou o que trata a literatura recenseada, que reconhece a educação como parte significativa da economia, capaz de potencializar aspectos econômicos do desenvolvimento.
Palavras-chave
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