ECONOMIA CRIATIVA DE AUDIOVISUAL DO BRASIL: A INOVAÇÃO NOS STREAMINGS E A TRANSFORMAÇÃO DO MERCADO BRASILEIRO

Maria Clara Almeida Neves, Pedro Araújo Pietrafesa

Resumo


O presente trabalho analisa a trajetória histórica da introdução e evolução dos serviços de streaming no Brasil, contextualizando sua ascensão global e delineando sua chegada ao mercado brasileiro até 2023, considerando as implicações econômicas, culturais e sociais. O problema investigado se baseia em como a revolução digital, através dos serviços de streaming, redefine hábitos de consumo e modelos de negócio no setor audiovisual brasileiro.  A pesquisa é do tipo qualitativa, centrada no estudo da expansão das empresas de streaming no mercado brasileiro e sua relação com a economia criativa, analisando diversas fontes para compreender as dinâmicas de crescimento e impacto dessas plataformas. Os principais resultados mostram que a transição para o streaming online revolucionou o consumo audiovisual, impulsionando a produção de conteúdo original e novas estratégias de distribuição. Por fim, a pesquisa também destacou a importância da economia criativa no crescimento dessas plataformas, mostrando como as inovações no audiovisual se adaptam e promovem novos modelos de negócios.

 


Palavras-chave


Economia criativa; audiovisual; plataformas de streaming; inovação.

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RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
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