CIDADANIA GLOBAL E CIDADANIA LOCAL: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO

Andreza Pires Carvalho, Anelise Graciele Rambo, Adriana Maria Andreis

Resumo


Este trabalho traz uma reflexão sobre a educação e desenvolvimento regional a partir de um programa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Cultura e a Ciência (UNESCO) denominado Programa Escolas Associadas (PEA). O objetivo é discutir como esta política de escala global repercute nos caminhos da educação na escala local. O PEA define-se como uma rede de escolas-embaixadoras da UNESCO comprometidas com os ideais de uma agenda internacional para a educação. No Brasil, em 2022, havia 569 escolas associadas, representando um total de 500 mil alunos e 36 mil professores. Um dos eixos temáticos estruturantes dos projetos desenvolvidos pelas escolas parceiras é a construção da cidadania global, associada à promoção da cultura da paz e não-violência. Além deste, constituem-se como eixos o desenvolvimento sustentável e a valorização da diversidade cultural. Com apoio nas discussões de pesquisadores como Milton Santos, acerca das faces da globalização, problematizamos as repercussões locais de uma política globalizada para a educação, enfatizando o eixo cidadania global. De modo exploratório e com base em pesquisa bibliográfica, verificamos que a cidadania global defendida pelo PEA se aproxima mais da ideia de fábula, uma vez em que a especificidade local e a situação de vulnerabilidade nas quais muitas escolas estão inseridas se converte em mais uma frente que a escola é levada a cumprir, não se convertendo sequer em contribuição à cidadania local.


Palavras-chave


Multiescalaridade; Políticas públicas educacionais; Globalização; Desenvolvimento; Educação

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