PANDEMIA E SEUS REFLEXOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

Lissandra Silva Matos, Carlos Marlon Lopes Costa, Laumar Neves de Souza

Resumo


A rápida propagação do novo Coronavírus, o COVID-19, levou à implementação de medidas de isolamento social em todo o mundo, resultando na suspensão das aulas presenciais nas instituições de ensino superior. No Brasil, o Ministério da Educação emitiu a Portaria 343 em 17/03/2020, oferecendo duas alternativas às instituições de ensino superior: a suspensão das atividades acadêmicas presenciais ou a substituição das disciplinas presenciais por aulas que utilizam meios e tecnologias de informação e comunicação, desde que estejam em conformidade com a legislação em vigor. Tendo essas ocorrências como pano de fundo, esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira a pandemia impactou o trabalho dos professores que exercem e/ou exerciam atividades docentes no âmbito da educação superior brasileira, atentando para aspectos como vitimização por doenças e número de postos de trabalho formais que foram eliminados. Para realizar esta investigação, foi obviamente necessário revisar a literatura especializada que aborda as interações entre a pandemia e o ensino superior, especialmente produzida desde o início da crise. Além disso, foi fundamental consultar fontes de dados específicas, como a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), mantida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os resultados da pesquisa destacam que a referida pandemia trouxe transformações significativas no sistema de ensino superior no Brasil. Essas mudanças afetaram profundamente diversos aspectos do processo educacional, influenciando diretamente os professores envolvidos e repercutindo no mercado de trabalho relacionado à área, na medida em que abrangem questões relacionadas com a estabilidade no emprego e com as condições de trabalho.

Palavras-chave


Educação Superior Brasileira; Emprego Docente; Pandemia; Saúde dos Docentes

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