PENETRAÇÃO DA AGENDA 2030 NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE PESQUISA DO IFRJ

Fabiano Farias, Maíra de Carvalho Fernandes Gonçalves Souza, Marcelo Oliveira Pereira, Bauer de Oliveira Bernardes

Resumo


O estudo tem como objetivo verificar, com o uso de indicadores, o alinhamento dos projetos de pesquisa de uma instituição pública de ensino técnico e superior aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e consagrados como uma evolução das compreensões a respeito dos problemas de ordens social, econômica e ambiental vividos pela humanidade no Século XX, oriundos especialmente da intensificação dos modos de produção industriais, do crescimento populacional, das mudanças na forma de consumir e na consolidação do êxodo rural, reconfigurando o perfil de impactos das atividades humanas e afetando a resiliência dos ecossistemas. Através de uma abordagem qualitativa com pesquisa documental, foram analisados os trabalhos apresentados na 27ª edição da Semana de Tecnologia (SEMATEC), realizada no ano de 2022 e organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Nilópolis. Embora os debates se façam presentes, é necessário que haja uma maior vinculação ao abordar o tema da sustentabilidade, compreendendo a urgência de se firmar um compromisso de caráter científico-educacional com os desígnios ansiados pela sociedade, possibilitando uma saída do modus operandi vigente em direção a uma harmonia concertada entre a atividade humana e os espaços onde suas práticas se realizam.



Palavras-chave


ODS; Sustentabilidade; Feira de Ciências; Rede Federal; Baixada Fluminense

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