ENTRE LIBERDADE E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: A SUSTENTABILIDADE DA SEGURIDADE SOCIAL NO REGIME DE CONTRATAÇÃO MEDIANTE “PEJOTIZAÇÃO”
Resumo
io pela constituição de pessoa jurídica, gerando consequências diretas para a proteção dos trabalhadores e para a arrecadação destinada à seguridade social. Diante desse cenário, este estudo delimita-se a investigar de que maneira a “pejotização” afeta a sustentabilidade da seguridade social brasileira. Assim, o objetivo central do trabalho é analisar seus impactos sobre o financiamento e o equilíbrio do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). O estudo baseia-se em revisão bibliográfica, análise de dados secundários, assim como de decisões judiciais sobre o tema da pesquisa. Quanto aos resultados esperados, a pesquisa evidenciou que a “pejotização” provoca redução na arrecadação destinada à seguridade social, afetando diretamente o financiamento da previdência, da saúde e da assistência social e transferindo à sociedade custos que deveriam ser suportados pelos empregadores.
A Revista Direito UNIFACS – Debate Virtual, QUALIS A2 pela CAPES em Direito, estará sempre aberta a oportunidade para que todos, ainda que não sejam membros do Corpo Docente e Discente do Curso de Direito da UNIFACS, possam divulgar textos jurídicos de relevância dogmática, devendo enviar seus textos para o endereço eletrônico [email protected]
ISSN 1808-4435