A RELEVÂNCIA DO DISCURSO JURÍDICO DO DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DO ESTUDANTE DE DIREITO

Daniella Santos Magalhaes

Resumo


O trabalho apresenta a pertinência entre a atuação do docente de Direito com o desenvolvimento de ações acadêmicas e profissionais críticas dos discentes.
Para esta fundamentação parte-se da proposta de Chaim Perelman, em especial no uso da argumentação quase-lógica determinando os papéis dos envolvidos na aprendizagem. Ainda, este trabalho busca salientar que as contradições existentes entre a proposta teórica de ensino com a realidade concreta possuem heranças de um passado colonizador. Contudo, há de se discutir nos ambientes acadêmicos propostas pedagógicas que se adéqüem a realidade da ciência jurídica possibilitando o desenvolvimento de uma massa pensante e atuante na sociedade. E, em que pese a prática o discurso do docente em muito contribui para essa mudança e atuação efetiva do estudante de Direito.

Texto completo: PDF


A Revista Direito UNIFACS – Debate Virtual, QUALIS A2 pela CAPES em Direito, estará sempre aberta a oportunidade para que todos, ainda que não sejam membros do Corpo Docente e Discente do Curso de Direito da UNIFACS, possam divulgar textos jurídicos de relevância dogmática, devendo enviar seus textos para o endereço eletrônico [email protected]

ISSN 1808-4435