OS CAMINHOS DA REGULAMENTAÇÃO DA ARBITRAGEM EM MATÉRIA SOCIETÁRIA NO BRASIL: UMA PESQUISA EMPÍRICA DA JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO.

Ruy Amaral Andrade

Resumo


O trabalho pretende dissecar a evolução da jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo no julgamento de matérias que envolvam a arbitragem em direito societário. Será, portanto, objeto de estudo o grau de aplicabilidade do instituto da arbitragem pelo aludido tribunal, tomando-se como marcos teóricos a edição da Lei 10.303/2001, que trata da arbitragem em matéria societária nas S/As, e o julgamento do STF que reconheceu a constitucionalidade da Lei da Arbitragem. Desta forma, pretende-se apresentar uma avaliação sobre a influência das diversas espécies normativas na formação da jurisprudência dos tribunais, estabelecendo uma base para que se possa pensar uma política pública de maior aplicação da arbitragem.

Texto completo: PDF


A Revista Direito UNIFACS – Debate Virtual, QUALIS A2 pela CAPES em Direito, estará sempre aberta a oportunidade para que todos, ainda que não sejam membros do Corpo Docente e Discente do Curso de Direito da UNIFACS, possam divulgar textos jurídicos de relevância dogmática, devendo enviar seus textos para o endereço eletrônico [email protected]

ISSN 1808-4435