O INCIDENTE DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: UM ESCAPISMO ANTE UMA REALIDADE KAFKANIANA.

Ana Manuela Borges

Resumo


Os integrantes do quadro societário de uma sociedade empresária são alvos da insegurança jurídica de terem seu patrimônio pessoal atingindo em detrimento das questões jurídicas concernentes a sociedade empresarial. Buscando minimizar os efeitos dessa realidade caótica, o Novo Código de Processo Civil traz o incidente de desconsideração da personalidade jurídica trazida pelo Novo Código de Processo Civil. Para tanto, cumpre-se analisar o instituto da personalidade jurídica, bem como o da desconsideração da personalidade jurídica para que se possa concluir se o instituo trazido pelo Novo CPC reverterá o nefasto quadro atual.

Texto completo: PDF


A Revista Direito UNIFACS – Debate Virtual, QUALIS A2 pela CAPES em Direito, estará sempre aberta a oportunidade para que todos, ainda que não sejam membros do Corpo Docente e Discente do Curso de Direito da UNIFACS, possam divulgar textos jurídicos de relevância dogmática, devendo enviar seus textos para o endereço eletrônico [email protected]

ISSN 1808-4435