O DEVER DO ADVOGADO NA ESFERA CRIMINAL: UMA ANÁLISE CONJUNTA DA OBRA DO MESTRE RUY BARBOSA E DO FILME “PONTE DOS ESPIÕES”

Edlan Santos do Amaral

Resumo


Elencar o real dever do advogado não é tarefa fácil, especialmente quando tratamos do ofício do causídico na esfera criminal. Ao longo da história, o entendimento quanto ao propósito do direito penal passou por inúmeras transformações, persistindo, no entanto, a repulsa social em relação ao cometimento de crimes. Neste sentido, o presente artigo busca tratar do possível conflito entre a ideologia, seja do próprio patrono ou do meio social em que convive e o dever que possui, ao assumir o encargo de defender acusados, tendo como norte uma análise conjunta da obra do mestre Ruy Barbosa “O dever do advogado” e do filme estadunidense, inspirado em fatos reais “Ponte dos Espiões”.

Texto completo: PDF


A Revista Direito UNIFACS – Debate Virtual, QUALIS A2 pela CAPES em Direito, estará sempre aberta a oportunidade para que todos, ainda que não sejam membros do Corpo Docente e Discente do Curso de Direito da UNIFACS, possam divulgar textos jurídicos de relevância dogmática, devendo enviar seus textos para o endereço eletrônico [email protected]

ISSN 1808-4435