MEDIAÇÃO PEDAGOGICA DE CONFLITOS NA SALA DE AULA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Manuel Gomes da Silva, Lília Maia de M. Sales

Resumo


A delimitação do estudo refere-se a Mediação Pedagógica de conflitos em sala de aula no processo de ensino e aprendizagem na Escola Estadual Dr. Isaac Sverner. Visa responder à questão norteadora: como a mediação pedagógica é capaz de favorecer o acesso ao ensino superior, com vistas à efetivação do direito à educação? Tem-se como objetivo geral: analisar as perspectivas da mediação escolar enquanto instituto do direito educacional capaz de favorecer a efetivação do direito à educação no acesso ao ensino superior a partir do contexto de uma escola pública de ensino médio na cidade de Manaus. Adota-se a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa-descritiva a partir de estudos publicados entre os anos de 2015 e 2022 na forma de livros, teses e dissertações. Os estudos consultados indicam que para uma eficaz mediação envolve a interação e uma atividade coordenada para alcançar objetivos e resultados comuns, para resolver problemas e tarefas que são importantes para eles (alunos), sua essência é a cooperação entre o professor e o aluno no processo educacional. Os serviços de mediação escolar vão além de um meio de resolução de conflitos escolares, mas vem como resposta da escola e de seus professores em fazer valer os direitos dos alunos a uma educação de qualidade. Conclui-se que a mediação escolar é uma instituição democrática enquanto ferramenta pedagógica a ser utilizada nas escolas, como formar de suprir a necessidade do desenvolvimento do aluno, sendo essa uma das formas de influenciar e interagir com os alunos, a fim de proporcionar o Direito Constitucional do aluno a uma Educação de Qualidade no Ensino Médio.

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ISSN 1808-4435