EFEITO VINÍCIUS PRODUZ RESULTADO POSITIVO

Antonio Carlos Nogueira Reis

Resumo


Acabávamos de encaminhar para publicação neste jornal o nosso segundo artigo sob o título “A Punição do Racismo no Futebol (II)”, em continuação ao antecedente (A Tarde, 28/6) quando tive conhecimento de uma matéria que me chamou a atenção, intitulada “Efeito Vinícius Júnior” e publicada no jornal Correio, desta capital, em sua edição do dia 04 deste mês, com base em notícia originaria do jornal espanhol El País.
Diante da repercussão negativa que resultou do episódio amplamente divulgado tendo como alvo de manifestações racistas o craque brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, em jogo realizado no Estádio do Valencia, eis que, afinal, o mundo do futebol toma conhecimento de uma medida oficial antirracista adotada pelo governo espanhol através do Ministério do Interior determinando que “as forças de segurança poderão interromper partidas e até mesmo esvaziar um estádio quando houver casos de racismo e xenofobia”. Segundo o jornal, “a polícia poderá orientar o árbitro “a não iniciar, a paralisar ou a suspender um jogo”, de forma temporária ou definitiva, quando o caso de discriminação for considerado grave”. O esvaziamento do local pode ocorrer se a polícia interpretar a situação como sendo um “caso urgente de segurança pública ou de risco grave”. Até o fim da última temporada somente a arbitragem tinha o poder de interromper uma partida.

Texto completo: PDF


A Revista Direito UNIFACS – Debate Virtual, QUALIS A2 pela CAPES em Direito, estará sempre aberta a oportunidade para que todos, ainda que não sejam membros do Corpo Docente e Discente do Curso de Direito da UNIFACS, possam divulgar textos jurídicos de relevância dogmática, devendo enviar seus textos para o endereço eletrônico [email protected]

ISSN 1808-4435