REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DIGITAL COMO DIREITO FUNDAMENTAL PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Liliam Vasconcelos, Vaner do Prado, Nayah Barbieri

Resumo


Este artigo procura refletir sobre a importância da educação digital para a formação de cidadãos conscientes em uma sociedade hiperconectada. A questão de pesquisa como proporcionar que a educação digital seja universal e capaz de promover o desenvolvimento humano? O objetivo geral deste artigo é discutir a importância da educação digital para a formação de cidadãos conscientes e ativos em uma sociedade hiperconectada, analisando os desafios e as possíveis propostas para sua efetivação como um direito constitucional. A justificativa da pesquisa se baseia na atualidade do tema, frente à crescente dependência das tecnologias digitais e seus desafios. O texto se desenvolve por meio de uma revisão bibliográfica, que explora o conceito de educação digital, a importância da inclusão e da cidadania digital, além, das diretrizes políticas brasileiras sobre o assunto. Como resultados obtidos, destaca-se que a educação digital vai além do uso de dispositivos eletrônicos, abrangendo, também, a compreensão da sociedade digital, seu comportamento, sua civilidade e segurança das pessoas. Com isso, foi possível identificar desafios e propor medidas para a efetivação desse direito, enfatizando a importância das políticas de inclusão digital e programas educacionais sensíveis às diversidades socioeconômicas e culturais do Brasil. Assim, espera-se ter contribuído positivamente para o debate e o aprimoramento das políticas e práticas educacionais relacionadas à inclusão e cidadania digitais no país.

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ISSN 1808-4435