CRISE E REFORMA DO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL: TRAÇANDO NOVOS HORIZONTES PARA UMA FORMAÇÃO CIENTÍFICO-SOCIAL E CRÍTICO-SENSÍVEL DO BACHAREL EM DIREITO

Fabrício Sales Noronha, Raique Lucas de Jesus Correia, Marta Gama

Resumo


Os debates em torno da crise do ensino jurídico suscitaram uma série de propostas reformista, visualizando, com isto, um novo estágio de práticas pedagógicas e profissionais no campo do Direito. A emergência dessas demandas proporcionou algumas mudanças curriculares de modo a incluir na matriz de ensino outras disciplinas que permitissem ao estudante uma postura crítica e reflexiva acerca dos conteúdos dogmáticos. Dessa maneira, o presente artigo busca, a partir de uma imersão cartográfica, delinear o contexto da crise do Direito e do ensino jurídico, as reformas almejadas e, sobretudo, questionar as bases de uma instância produtora do conhecimento, primordialmente calcada numa formação cientificista, dogmatizada, bacharelesca e tecnicista. Ao final, apresentam-se possíveis novos caminhos a serem percorridos para uma reformulação do ensino e das práticas jurídicas, capazes de constituir um profissional do direito consciente de seu papel na sociedade e sensível às questões sociais, políticas e culturais que o cercam, além de aberto ao diálogo crítico, pluralista, polifônico e interdisciplinar.

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ISSN 1808-4435