CRISE E REFORMA DO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL: TRAÇANDO NOVOS HORIZONTES PARA UMA FORMAÇÃO CIENTÍFICO-SOCIAL E CRÍTICO-SENSÍVEL DO BACHAREL EM DIREITO
Resumo
Os debates em torno da crise do ensino jurídico suscitaram uma série de propostas reformista, visualizando, com isto, um novo estágio de práticas pedagógicas e profissionais no campo do Direito. A emergência dessas demandas proporcionou algumas mudanças curriculares de modo a incluir na matriz de ensino outras disciplinas que permitissem ao estudante uma postura crítica e reflexiva acerca dos conteúdos dogmáticos. Dessa maneira, o presente artigo busca, a partir de uma imersão cartográfica, delinear o contexto da crise do Direito e do ensino jurídico, as reformas almejadas e, sobretudo, questionar as bases de uma instância produtora do conhecimento, primordialmente calcada numa formação cientificista, dogmatizada, bacharelesca e tecnicista. Ao final, apresentam-se possíveis novos caminhos a serem percorridos para uma reformulação do ensino e das práticas jurídicas, capazes de constituir um profissional do direito consciente de seu papel na sociedade e sensível às questões sociais, políticas e culturais que o cercam, além de aberto ao diálogo crítico, pluralista, polifônico e interdisciplinar.
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ISSN 1808-4435