EDUCAÇÃO E CRIMINALIDADE INFANTO-JUVENIL: BRASIL E COREIA DO SUL

Eduarda Stela Porto Fagundes, José Euclimar Xavier de Menezes

Resumo


O cenário preocupante de violência no Brasil não é inusitado, tampouco a participação de crianças e adolescentes nesta problemática, uma vez que os casos de criminalidade infanto-juvenil se mostram cada vez mais recorrentes. Do mesmo modo, já não é desconhecido o tratamento inadequado da educação de jovens no nosso país. Tendo em vista este denário, reflexões sucessivas quanto à formação deste contexto de violência e a relação inversamente proporcional entre a educação e a criminalidade infanto-juvenil foram provocadas, nutrindo a investigação resultante deste artigo, que possui caráter qualitativo e interpretativo. Ademais, trata-se este trabalho de uma análise comparada entre o Brasil e a Coréia do Sul, uma vez que o país asiático, assim como o Brasil, passou por um processo de industrialização tardia, contudo encontrando-se, à princípio, em situação social e econômica precária e inferior à do cenário brasileiro e, atualmente, figurando como país referência em educação, além de apresentar um baixo nível de criminalidade. Deste modo, constitui-se como objeto da pesquisa que confere base a este artigo a análise acerca da influência da esfera educacional na prevenção à criminalidade infanto-juvenil em ambos os países, com fins comparativos. Por fim, conclui-se que o fraco vínculo, ou falta deste, com a instituição escolar contribui para a delinquência de crianças e adolescentes e é fator que concorre para a entrada e permanência de menores no crime.

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ISSN 1808-4435