INOVAÇÃO ABERTA PARA UMA EMPRESA PÚBLICA - UTILIZANDO REFLEXÕES E CONEXÕES SOBRE A OBRA AMERICAN PROMETHEUS: THE TRIUMPH AND TRAGEDY OF JULIUS ROBERT OPPENHEIMER E O FILME OPPENHEIMER

Vaner José do Prado, Evelyn Negrão de Santana Silveira, Samantha de Carvalho Gusmão Tosto

Resumo


A inovação aberta tem sido um desafio para as organizações modernas. Devido aos rápidos avanços da tecnologia da informação e das alterações nos ambientes de negócios, empresas têm se debruçado para encontrar a porta de entradas e saídas para a inovação, em seus campos de atuação. Empresas como os Correios, com 360 anos de existência, possuem muitas barreiras para deixar fluir a inovação aberta e pode aprender muito com o laboratório “Los Álamos” utilizado para desenvolver a tecnologia atômica. Nesse sentido, a questão de pesquisa é como analisar o processo de inovação aberta para os Correios, a partir de uma reflexão do laboratório “Los Álamos”, contido na obra American Prometheus: The Triumph and Tragedy of Julius Robert Oppenheimer e no filme Oppenheimer? O objetivo é analisar as questões conceituais e centrais da inovação aberta e do desafio do laboratório “Los Álamos” contido no livro American Prometheus: The Triumph and Tragedy of Julius Robert Oppenheimer e no filme Oppenheimer, visando refletir sobre esse fenômeno e como ele pode auxiliar na compreensão dos processos de inovação aberta para uma organização tradicional como os Correios. A pesquisa possui análise descritiva e qualitativa e se assenta sobre a análise reflexiva/comparativa. Destacando-se as principais reflexões se chega à conclusão de que inovação aberta em empresas públicas como os Correios é uma tarefa difícil, pelo grau de institucionalização existente. Que a inovação não é um processo de “moda” e nem acontece por acaso. Precisa estar ligada a estratégia da empresa e ser coordenada por um organismo único que irá direcionar programas, projeto, ações e recursos financeiros e humanos, visando integrar sistemicamente a estratégia de inovação e o gerenciamento da inovação.

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ISSN 1808-4435