RANKINGS INTERNACIONAIS E A EXCELÊNCIA DO ENSINO JURÍDICO: ANÁLISE COMPARADA DOS INDICADORES DE QUALIDADE ADOTADOS PELOS PRINCIPAIS RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS QUE AVALIAM AS GRADUAÇÕES DE DIREITO
Resumo
Os rankings acadêmicos internacionais vêm se destacando e chamando atenção dos atores envolvidos no contexto da educação superior, ao influenciar e subsidiar decisões e estratégias nas políticas públicas educacionais, nos processos avaliativos de aprendizagem e na governança universitária. O objetivo do presente artigo é estudar a questão dos indicadores de qualidade utilizados na avaliação das graduações de Direito em âmbito global, a fim de mensurar a excelência do ensino jurídico ofertado à luz dos principais rankings internacionais, dentro de uma perspectiva comparada, enquanto instrumentos de avaliação externa da educação superior. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo analítico-descritivo, com foco bibliográfico, quali-quantitativo, documental e longitudinal. Os resultados encontrados indicam que cada ranking apresenta particularidades em seu processo de criação, cada qual com sua métrica, adotando-se indicadores de qualidade diversos, além da presença absoluta da iniciativa privada na avaliação das graduações jurídicas em âmbito internacional. Dentre as principais conclusões, destaca-se a predominância de indicadores objetivos e pragmáticos, focados na produtividade e no impacto das pesquisas acadêmicas, valorizando, assim, o produto final das graduações de Direito.
A Revista Direito UNIFACS – Debate Virtual, QUALIS A2 pela CAPES em Direito, estará sempre aberta a oportunidade para que todos, ainda que não sejam membros do Corpo Docente e Discente do Curso de Direito da UNIFACS, possam divulgar textos jurídicos de relevância dogmática, devendo enviar seus textos para o endereço eletrônico [email protected]
ISSN 1808-4435