RANKINGS INTERNACIONAIS E A EXCELÊNCIA DO ENSINO JURÍDICO: ANÁLISE COMPARADA DOS INDICADORES DE QUALIDADE ADOTADOS PELOS PRINCIPAIS RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS QUE AVALIAM AS GRADUAÇÕES DE DIREITO

Luiz Henrique Domingheti Biondo, Jefferson Aparecido Dias, Adolfo Ignácio Calderón, Marco Wandercil

Resumo


Os rankings acadêmicos internacionais vêm se destacando e chamando atenção dos atores envolvidos no contexto da educação superior, ao influenciar e subsidiar decisões e estratégias nas políticas públicas educacionais, nos processos avaliativos de aprendizagem e na governança universitária. O objetivo do presente artigo é estudar a questão dos indicadores de qualidade utilizados na avaliação das graduações de Direito em âmbito global, a fim de mensurar a excelência do ensino jurídico ofertado à luz dos principais rankings internacionais, dentro de uma perspectiva comparada, enquanto instrumentos de avaliação externa da educação superior. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo analítico-descritivo, com foco bibliográfico, quali-quantitativo, documental e longitudinal. Os resultados encontrados indicam que cada ranking apresenta particularidades em seu processo de criação, cada qual com sua métrica, adotando-se indicadores de qualidade diversos, além da presença absoluta da iniciativa privada na avaliação das graduações jurídicas em âmbito internacional. Dentre as principais conclusões, destaca-se a predominância de indicadores objetivos e pragmáticos, focados na produtividade e no impacto das pesquisas acadêmicas, valorizando, assim, o produto final das graduações de Direito.

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ISSN 1808-4435