O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS CURRÍCULOS E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES NAS ORGANIZAÇÕES

Angélica Ezequiel de Avelar Teixeira, Hélvio de Avellar Teixeira

Resumo


Informar, discutir, avaliar a questão e a gestão ambiental nas empresas; olhar por uma nova perspectiva em que os cuidados ambientais deixam de ser obstáculo à atividade da empresa e tornam-se um diferencial competitivo e estratégico para que ela se firme no mercado, com maiores oportunidades de negócio. No caso específico dos cursos de Administração, deve-se responder não somente às necessidades do mercado de trabalho, mas também mudar o enfoque do administrador – tanto discente como docente - como solucionador de problemas, reprodutor das forças produtivas e das relações sociais dentro de um contexto maior de responsabilidade ambiental e de desenvolvimento
sustentável. Este profissional formado pelos cursos de Administração deve constituir-se em agente transformador capaz de ajustar-se com rapidez aos avanços das ciências e da tecnologia no estabelecimento de uma nova ordem econômica, social e ambiental. Para tanto faz-se necessário o desenvolvimento de estudos e pesquisas que possam desembocar num plano de inserção da Educação Ambiental no Ensino de Administração.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Ensino de Administração; Diferencial Competitivo e Estratégico.

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030