MARKETING EMPREENDEDOR E REDES DE RELAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Ana Cláudia Knoll Zoschke, Edmilson de Oliveira Lima

Resumo


Este artigo apresenta um estudo do marketing empreendedor e de suas ligações com a rede de relação de empreendedores de MPME tecnológicas. As práticas de marketing empreendedor, consideradas informais e não estruturadas são desenvolvidas em grande parte por meio das redes de relação pessoais, sociais e de negócios dos empreendedores, daí a importância de estudar tais questões. A pesquisa feita é um estudo multi-caso, exploratório e qualitativo. O tratamento dos dados, coletados principalmente com entrevistas semi-estruturadas em profundidade, baseou-se em análises intra-caso e inter-caso para se comparar os dados e obter resultados de pesquisa válidos para o conjunto da amostra. A rede de relação dos empreendedores mostrou-se de grande importância para o marketing empreendedor por diferentes motivos, mas principalmente por moldar as competências e a visão dos empreendedores. Em seu final, o artigo traz várias sugestões para a realização de novas pesquisas sobre o tema.

Palavras-chave


marketing empreendedor, redes de relação, micro, pequenas e médias empresas.

Texto completo: Texto Completo

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030