IMPACTOS DA IMAGEM E DO BRAND EQUITY NAS INTENÇÕES DE COMPRA DE CONSUMIDORES: UM ESTUDO EMPÍRICO EM UM MERCADO DE COMMODITIES
Resumo
Commodities são produtos que não apresentam diferenciação clara para o consumidor e, portanto, carecem de mecanismos que diferenciem suas escolhas. O poder das marcas, em um ambiente considerado uniformizado é o tema desta pesquisa, que tem como base teórica os estudos sobre brand equity. Para a consecução dos objetivos propostos, foi conduzido um survey em duas etapas envolvendo um total de 585 consumidores. Os resultados obtidos mostram que a forma mais eficaz de assegurar que o consumidor diferencie a marca é por meio de experiências anteriores. Além disso, as dimensões cognitiva, funcional, simbólica e emocional da imagem podem afetar o brand equity e, por consequência, a intenção de compra dos consumidores. O principal impacto gerencial deste trabalho é a mudança de paradigmas no planejamento de ações estratégicas de marketing, que deverá priorizar ações que proporcionem experiências anteriores para os consumidores em detrimento dos tradicionais investimentos em mídia de massa.