GESTÃO DA INOVAÇÃO NA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA: UMA APROXIMAÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

José Pereira Mascarenhas Bisneto, Olga Benicio dos Santos Marques de Oliveira Lins

Resumo


Em função da importância da inovação nas empresas e, em especial na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, este artigo retrata um estudo de caso na Embrapa Mandioca e Fruticultura diante das expectativas criadas em torno da inovação no seu planejamento estratégico, no período de 2008-2014. O artigo verificou como o modelo da gestão da inovação está estruturado e organizado, bem como, qual a percepção dos empregados quanto ao modelo utilizado. Neste contexto, o trabalho foi dividido em cinco capítulos: introdução, abordando o objetivo da proposta; uma revisão de literatura, tratando da gestão estratégica e gestão da inovação; a metodologia, contextualizando o formato da pesquisa; e os resultados e discussões, nos quais obteve-se um diagnóstico da atual situação da Embrapa Mandioca e Fruticultura quanto à inovação, criando uma expectativa que esta pesquisa contribua de forma efetiva com a gestão da Unidade e, consequentemente, promova melhorias no cumprimento no seu planejamento estratégico.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v18.4819


Palavras-chave


Gestão estratégica; Inovação organizacional; Organização de P&D; Gestão da inovação

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030