GESTÃO DA INOVAÇÃO NA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA: UMA APROXIMAÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Resumo
Em função da importância da inovação nas empresas e, em especial na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, este artigo retrata um estudo de caso na Embrapa Mandioca e Fruticultura diante das expectativas criadas em torno da inovação no seu planejamento estratégico, no período de 2008-2014. O artigo verificou como o modelo da gestão da inovação está estruturado e organizado, bem como, qual a percepção dos empregados quanto ao modelo utilizado. Neste contexto, o trabalho foi dividido em cinco capítulos: introdução, abordando o objetivo da proposta; uma revisão de literatura, tratando da gestão estratégica e gestão da inovação; a metodologia, contextualizando o formato da pesquisa; e os resultados e discussões, nos quais obteve-se um diagnóstico da atual situação da Embrapa Mandioca e Fruticultura quanto à inovação, criando uma expectativa que esta pesquisa contribua de forma efetiva com a gestão da Unidade e, consequentemente, promova melhorias no cumprimento no seu planejamento estratégico.