SIMULADOR DE CARDUMES EM AUTÔMATO CELULAR

Daniel Rezende Neves, Víctor Romário Paz de Jesus, Christianne Orrico Dalforno

Resumo


Algumas espécies de animais, tais como peixes, são capazes de se manterem em grupo sem a necessidade de um líder para organiza-los e guia-los (OBOSHI et al, 2003). O modelo biológico de cardume conceituado por Huth e Wissel (1994) propõe que um grupo é capaz de se manter unido através de simples interações com seus indivíduos vizinhos. Fundamentado neste modelo, este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um simulador de cardume hábil suficiente para reproduzir o comportamento deste grupo de animais. Sua modelagem matemática foi embasada em autômatos celulares de forma a garantir que este simulador seja capaz de aproveitar as vantagens dos autômatos celulares em simular com grande qualidade os fenômenos naturais e artificiais (SOUSA, 2002). Contudo a utilização de modelos em autômatos celulares demanda uma grande carga de processamento, o que é um problema, principalmente para dispositivos acessíveis via web. Em vista disto, a computação paralela pode ser uma boa solução desde quando não exija um grande custo adicional como a montagem de um cluster, por exemplo. O desenvolvido deste simulador visa torna-lo um modelo de computação paralela para sistemas de deslocamento espaço-temporal. Portanto a escolha do simulador de cardume esta associada a sua fácil compreensão e desenvolvimento. Neste trabalho o interesse reside em utilizar o poder de processamento das placas de vídeo, que têm um baixo custo se comparadas a um cluster de computadores.

Palavras-chave


Simulador; Autômato celular; Processamento paralelo; CUDA; Java Script; GPU

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