SIMULADOR DE CARDUMES EM AUTÔMATO CELULAR
Resumo
Algumas espécies de animais, tais como peixes, são capazes de se manterem em grupo sem a necessidade de um líder para organiza-los e guia-los (OBOSHI et al, 2003). O modelo biológico de cardume conceituado por Huth e Wissel (1994) propõe que um grupo é capaz de se manter unido através de simples interações com seus indivíduos vizinhos. Fundamentado neste modelo, este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um simulador de cardume hábil suficiente para reproduzir o comportamento deste grupo de animais. Sua modelagem matemática foi embasada em autômatos celulares de forma a garantir que este simulador seja capaz de aproveitar as vantagens dos autômatos celulares em simular com grande qualidade os fenômenos naturais e artificiais (SOUSA, 2002). Contudo a utilização de modelos em autômatos celulares demanda uma grande carga de processamento, o que é um problema, principalmente para dispositivos acessíveis via web. Em vista disto, a computação paralela pode ser uma boa solução desde quando não exija um grande custo adicional como a montagem de um cluster, por exemplo. O desenvolvido deste simulador visa torna-lo um modelo de computação paralela para sistemas de deslocamento espaço-temporal. Portanto a escolha do simulador de cardume esta associada a sua fácil compreensão e desenvolvimento. Neste trabalho o interesse reside em utilizar o poder de processamento das placas de vídeo, que têm um baixo custo se comparadas a um cluster de computadores.
Palavras-chave
Simulador; Autômato celular; Processamento paralelo; CUDA; Java Script; GPU