A NOVA CONFIGURAÇÃO GEOGRÁFICA DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA NO BRASIL
Resumo
A principal questão que despertou o interesse pelo presente trabalho está relacionada às conseqüências das novas tecnologias, sobretudo aquelas relacionadas à microeletrônica,
sobre o processo de reconfiguração espacial da indústria automotiva. Processo este que sinaliza dois movimentos: um de dispersão espacial da localização das montadoras
em nível internacional e até nacional, no caso de países de grande porte, em direção a novas localidades que não coincidem com os sítios originais de funcionamento das plantas produtivas; e um de concentração da localização dos fornecedores em pontos contíguos aos centros de instalação das unidades de produção das montadoras, caracterizando
uma maior aproximação geográfica entre a empresa âncora e os diversos agentes da cadeia produtiva. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é entender este duplo movimento
locacional no Brasil, procurando identificar a nova configuração geográfica da indústria automotiva brasileira, no período 1985 a 2000, através da delimitação das principais microrregiões que ganham atratividade nesse processo.
Para isto, utilizou-se o dado de pessoal ocupado da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho e Emprego.
sobre o processo de reconfiguração espacial da indústria automotiva. Processo este que sinaliza dois movimentos: um de dispersão espacial da localização das montadoras
em nível internacional e até nacional, no caso de países de grande porte, em direção a novas localidades que não coincidem com os sítios originais de funcionamento das plantas produtivas; e um de concentração da localização dos fornecedores em pontos contíguos aos centros de instalação das unidades de produção das montadoras, caracterizando
uma maior aproximação geográfica entre a empresa âncora e os diversos agentes da cadeia produtiva. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é entender este duplo movimento
locacional no Brasil, procurando identificar a nova configuração geográfica da indústria automotiva brasileira, no período 1985 a 2000, através da delimitação das principais microrregiões que ganham atratividade nesse processo.
Para isto, utilizou-se o dado de pessoal ocupado da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Palavras-chave
Aglomeração; Relocalização Reestruturação produtiva; Complexo Automotivo.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
INDEXAÇÃ0:
Associada
RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
ISSN impresso 1516-1684