OS SUBTERRÂNEOS DA CULTURA NO CONTEMPORÂNEO – TECENDO REDES

Sonia Bahia, Regina Andrade

Resumo


Este artigo discute as lógicas nas quais se assentam os movimentos de cultura na atualidade. A partir de um redimensionamento do conceito de cultura, busca–se identificar as formas que os movimentos de cultura utilizam-se para continuar preservando suas identidades originais, e, ao mesmo tempo conseguir sobreviver no cenário contemporâneo que se encontra marcado pela globalização econômica. Pretende abranger as lógicas de construção das culturas no momento contemporâneo, reconhecendo-se que o mundo encontra-se em alguns aspectos globalizado, mormente em suas relações econômicas, onde a idéia de mercado prevalece sobre a noção de sociedade. Com a proeminência desse entendimento a idéia de localidade esmaece suas fronteiras redimensionando consigo a identidade cultural. Discute um evento concreto ocorrido em Salvador/Ba numa entidade afro descendente que terminou tendo abrangências nacionais. Termina apontando como hoje a cultura é utilizada como técnica de marketing para promover organizações e seus acordos transnacionais.

Palavras-chave


Cultura; Identidade; Globalização; Marketing

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

INDEXAÇÃ0:

DOAJ

DOAJ

 

Associada

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
ISSN impresso 1516-1684