A GASTRONOMIA COMO MARCA IDENTITÁRIA DA CULTURA SANFRANCISCANA
Resumo
Os hábitos alimentares podem ser considerados patrimônio imaterial de um povo. Através da alimentação é possível visualizar e sentir tradições que não são ditas. A alimentação é também memória, opera muito fortemente no imaginário de cada pessoa e está associada aos sentidos: odor, visão, sabor e audição. Destacam-se como hábitos alimentares as diferenças, as semelhanças, as crenças e a classe social. O bode assado, o surubim em diversas modalidades, hoje tão divulgados em restaurantes do país, são marcas identitárias da região em estudo que passa por transformações com a introdução de novos produtos e hábitos a exemplo do vinho em substituição da cachaça ou mesmo da cerveja, do tucunaré (peixe vindo da Amazônia), da tilápia, espécie vinda do Japão, da pizza ou mesmo da comida a quilo. São novos hábitos, novas identidades que podem ou não preservar saberes e sabores passados por gerações.
Palavras-chave
Patrimônio imaterial; Gastronomia; Identidade
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Associada
RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
ISSN impresso 1516-1684