COMUNICAÇÃO DA FORMAÇÃO DO CAPITAL HUMANO: ESTUDO COMPARATIVO DE RELATÓRIOS ANUAIS DE GRANDES AGENTES ECONÔMICOS
Resumo
Este artigo visa estudar como é feita a comunicação, aos stakeholders, acerca da formação continuada do capital humano dos agentes econômico. Isso resulta da responsabilidade social destes agentes, a qual faz parte do atual e almejado conceito de sustentabilidade corporativa, contribuindo, dessa forma, com o desenvolvimento desses profissionais e da região em que atuam. Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos da Sustentabilidade Empresarial, da Comunicação Dirigida, a partir do estudo da ferramenta Relatório Anual, e da Teoria do Capital Humano. Para se empreender este trabalho, foram selecionadas quatro empresas de capital aberto, ou seja, todas são Sociedades Anônimas: Banco do Brasil, Braskem, M. Dias Branco e Lojas Renner. Observou- se, de forma comparativa, como foi empreendida a divulgação dos dados, nos referidos relatórios do exercício de 2014, acerca da formação desse capital e se a corporação estudada entende e verbaliza essa capacitação como desenvolvimento social.
Palavras-chave
Capital Humano; Educação; Sustentabilidade Empresarial; Responsabilidade Social; Relatório Anual
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INDEXAÇÃ0:
Associada
RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
ISSN impresso 1516-1684