UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS SUL COREANAS NA AMÉRICA LATINA E O CASO KIA-MÉXICO
Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever e analisar de forma multidimensional os fatores econômicos, políticos e estratégicos que serviram como forças motrizes dos eventos relacionados à internacionalização de empresas sul coreanas na América Latina. Além do viés econômico e político, este estudo baseia-se em quatro dimensões teóricas que comportam os principais fatores existentes nas estratégias de inserção internacional por parte de empreendimentos globais: Modelo Triple Helix, relativo aos sistemas de inovação existentes em uma economia; o modelo de Uppsala e o modelo contingencial, relativos à internacionalização dentro de uma perspectiva de estágios sucessivos de aprendizado; modelo interativo, que trata das interações existentes dentro de uma network nas quais levam a empresa a internacionalizar e inovar no mercado internacional. Desta forma, este estudo propõe-se não só a explicar, mas buscar nas dinâmicas econômicas as razões para a existência destes processos dentro da relação entre continente asiático e a América Latina. A observação destes aspectos nos leva a perceber que uma ampliação dessas relações comerciais pode trazer benefícios para ambos no que diz respeito à mobilidade de fatores produtivos, inovação tecnológica e participação ativa no cenário internacional. Utilizando-se de um exemplo recente de expansão do grupo Hyundai através da internacionalização das empresas do grupo (Kia Motors) em território mexicano, este estudo tenta ilustrar um dos vários episódios de internacionalização promovidos pela globalização. Estes fatos nos permitem elucidar em que medida estes acontecimentos ajudam a dinamizar ou até mesmo remodelar forças de mercados existentes dentro e fora desses espaços econômicos.
Palavras-chave
Economia Internacional; Inovação e Internacionalização; Coréia do Sul; América Latina; Kia Motors México
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INDEXAÇÃ0:
Associada
RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
ISSN impresso 1516-1684