CULTURA EMPREENDEDORA E POLÍTICAS PÚBLICAS: A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO ESTRATÉGIA PARA FORTALECER O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO MUNICIPAL

Gustavo Souza da Silva, Israel Robinson Paiuca, Cristina Schmidt

Resumo


Este artigo pretende refletir acerca da importância de se criar instrumentos de participação na área do desenvolvimento econômico municipal, com o objetivo de fortalecer a cultura empreendedora e envolver as micro e pequenas empresas nos processos de formulação, avaliação e implementação de políticas públicas. Tais empreendimentos são importantes atores na economia brasileira, por contribuírem significativamente com o Produto Interno Bruto (PIB) e por serem responsáveis por grande parte da geração de empregos no país. Se, por um lado, as políticas públicas de regulação e estímulo são implementadas pelo Poder Público em benefício dos micro e pequenos negócios, por outro, elas são criadas de cima para baixo e tendem a ser desconhecidas pela maior parte dos empreendedores, o que resulta em falta de identidade, informação e formação para as compreender e se apropriar efetivamente delas.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Cultura empreendedora; Políticas Públicas; Participação; Micro e pequenas empresas

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RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
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