O AMBIENTE DE NEGÓCIOS NOS MUNICÍPIOS DO ESPÍRITO SANTO VISTO POR UM INDICADOR COMPOSTO

Gabriela Vichi Abel de Almeida, Bruno Novais Matias dos Santos, Lucas Teixeira Araújo

Resumo


O artigo tem como objetivo apresentar o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) produzido para acompanhar um conjunto de fatores que podem influenciar no desenvolvimento dos municípios capixabas. O trabalho inicia com a discussão do termo ambiente de negócios e como foram escolhidos eixos de indicadores para tratar a temática ao nível municipal. Em seguida, é apresentada a metodologia estatística utilizada para permitir a agregação de diferentes indicadores bem como  metodologia para permitir sua comparação em uma série intertemporal. Os resultados do IAN são apresentados em sequência com abertura para quatro eixos temáticos, infraestrutura, potendial de mercado, capital humano e gestão fiscal, definidos na metodologia do trabalho. Por fim, faz se um exercício para observar o desvio dos dados municipais como forma de demonstrar um exemplo de aplicação para o IAN na construção de diagnósticos mais robustos e no auxílio para estratégias de políticas públicas.

 


Palavras-chave


Ambiente de negócios; Municípios; Espírito Santo; Indicadores compostos

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