SUPERANDO A DESIGUALDADE TERRITORIAL ATRAVÉS DA INOVAÇÃO: AS LIÇÕES APRENDIDAS DO PROCESSO DE DESCOBERTA EMPREENDEDORA (PDE) NO FRAMEWORK ESTRATÉGIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PARA ESPECIALIZAÇÃO INTELIGENTE (RIS3)

Gabriel Schmitt Morais, Moema Pereira Nunes, Roberto Tadeu Ramos Morais

Resumo


O artigo investiga o papel do Processo de Descoberta Empreendedora (PDE) no contexto da Estratégia de Pesquisa e Inovação para Especialização Inteligente (RIS3), com o objetivo de compreender como essa abordagem pode promover a integração regional e o desenvolvimento orientado pela inovação. A pesquisa adota uma estratégia de revisão teórica integrada, combinando aportes da teoria institucional, da geografia econômica evolucionária e da governança da inovação, superando a fragmentação observada em estudos anteriores. Como principal resultado, o estudo identifica e sistematiza quatro dimensões para a compreensão do PDE: capacidade de governança, desenho de processos, mecanismos de engajamento e adaptabilidade territorial. A análise dessas dimensões permite construir uma abordagem comparativa estruturada, capaz de interpretar trajetórias de desenvolvimento regional sob a ótica da inovação. Conclui-se que o PDE, quando adequadamente desenhado e contextualizado, configura-se como uma ferramenta promissora para impulsionar mudanças estruturais em regiões periféricas, ao alinhar capacidades locais, atores estratégicos e oportunidades emergentes com base em processos colaborativos e dinâmicos de descoberta.


Palavras-chave


Pesquisa e Inovação para Estratégia de Especialização Inteligente; Processo de Descoberta Empreendedora Territorial; Inovação; Desenvolvimento Regional

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Diretórios, Bases de Dados e Indexadores

 

 

DOAJ

 


DOAJ


Associada

 

Indicador

 

Sistema de Preservação Digital

RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN impresso 1516-1684
ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)