Contrato de Empréstimo Bancário ao Consumidor

Flavia Marimpietri

Resumo


SUMÁRIO: Introdução. Contratos de empréstimo. Mútuo Feneratício. Microssistema de consumo e incidência do CDC. Disciplina jurídica do CDC. Fenômeno do superendividamento. Conclusão.
INTRODUÇÃO
Na sociedade contemporânea, as relações jurídicas contratuais privadas apresentam-se cada vez mais céleres, impessoais e derivadas da produção em série; o contrato não mais é negócio jurídico amplamente discutido entre as partes e fruto da convergência igualitária das vontades. O contrato na contemporaneidade apresentam-se, normalmente, em forma de formulário padrão, onde são ofertados os mesmos produtos e serviços a qualquer um que se disponha a adquirí-los mediante pagamento; pouco importando a eventual presença de uma desigualdade de forças no vínculo contratual que se forma, em virtude de ser um dos contratantes um vulnerável.

Texto completo: Arquivo


A Revista Direito UNIFACS – Debate Virtual, QUALIS A2 pela CAPES em Direito, estará sempre aberta a oportunidade para que todos, ainda que não sejam membros do Corpo Docente e Discente do Curso de Direito da UNIFACS, possam divulgar textos jurídicos de relevância dogmática, devendo enviar seus textos para o endereço eletrônico [email protected]

ISSN 1808-4435