PERSPECTIVAS DE ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM PARA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO

Ana Cleide Santos de Souza - Payayá, Maria Paula Ávila, Yara da Paixão Ferreira

Resumo


Este artigo aborda a perspectiva dos espaços multirreferenciais de aprendizagem com o objetivo de compreender as suas influências na difusão do conhecimento. A translinguagem, o desenvolvimento da arte, da cultura e a Pretagogia funcionam como estratégias de decolonização e de afirmação desses espaços visando proporcionar uma educação engajada e de qualidade. As práticas ortodoxas e epistêmicas insistem em dominar a sociedade a partir de narrativas presentes na política e nas práticas de aprendizagem. A educação precisa ser decolonizada através de dinâmicas nesses espaços multirreferenciais de aprendizagem com diálogos inovadores que irão interfacear os discursos de sala de aula e ambientes de formação. O texto justifica-se pela necessidade de observação nas comunidades que envolvem um coletivo de pessoas com seus saberes e práticas que contribuem para a modelagem, construção e difusão de conhecimento porém encontram-se em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Assim, o analista cognitivo as observa empregando uma abordagem metodológica às pesquisas para fundamentar conceitos sobre análise cognitiva, polilógica e multirreferencialidade.

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ISSN 1808-4435