OS COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E O DESAFIO PARA A ADEQUAÇÃO DOS CURRÍCULOS ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Cristina Rocha, Marlene Catarina de Oliveira Lopes de Melo, Talita Ribeiro da Luz

Resumo


Este estudo pretende explicitar e analisar as configurações do espaço funcional da coordenação dos cursos de graduação em Administração fomentadas pelas IES que, influenciam a ação do coordenador do curso na aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) estabelecidas pela Resolução 04/05 e, caracterizar a ação deste profissional diante a aplicação das DCN estabelecidas pela Resolução 04/05. O estudo tem uma abordagem metodológica do tipo qualitativa. Foram selecionadas para o estudo somente IES que possuem natureza jurídica privada, por apresentarem semelhanças em seu modelo de gestão. Para técnicas de coleta de dados, buscaram-se dados primários e secundários. Para a coleta dos dados primários foram realizadas Entrevistas Estruturadas com 25 coordenadores de 23 IES de graduação em Administração da cidade de Belo Horizonte. Já os dados secundários, provindos de uma análise documental nas IES, foram constituídos por: Regimento Interno, PPC, desenho formal do cargo de coordenador e procedimentos formalizados. Seguiu-se a análise dos dados mediante a aplicação do método desenvolvido por Melo (1991) para a realização de uma Análise de Conteúdo a partir de categorizações temáticas. Uma vez vencidas as etapas previamente indicadas, propôs-se fazer uma análise apoiada no marco teórico e nos dados empíricos.

Palavras-chave


Ensino superior; Graduação em Administração; Diretrizes Curriculares Nacionais; Coordenadores de Curso

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030